Nossa história

A Ubuntu Vila Educacional, constituída formalmente em 2016, localizada no município de Balneário Piçarras, é uma Associação Civil de Educação e Assistência Social, de natureza beneficente, filantrópica e cultural, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada por um grupo de entusiastas da educação que traziam como inspiração transformar o mundo através da prática educativa, valorizando o ser humano em todos os seus aspectos, florescendo o melhor de cada indivíduo e, consequentemente, trabalhando pela construção de valores morais na sociedade.

A Ubuntu Vila Educacional se importa com pessoas. “Sou quem sou porque somos todos nós”, diz a filosofia africana Ubuntu. O mundo é constituído por seres humanos, melhoremos eles e melhoraremos o mundo.

A missão que escolhemos é “ser um espaço inspirador para o desenvolvimento do SER na sua expressão divina”.

Desenvolver o SER é uma tarefa complexa, mas é das mais nobres e gratificantes. Implica em desvendar todas as facetas humanas, e descobrir, afinal, como tornar pessoas felizes, plenas e satisfeitas consigo mesmas, eficientes em suas vidas e no mundo.

 

NOSSO ESPAÇO

No ano de 2017, um empresário abraçou nosso projeto e cedeu uma área verde: nossa floresta mágica!

Unindo as mãos, todas voluntárias, começamos a trabalhar em nosso espaço. Compreendendo que o homem é parte integrante da Natureza, desde o início pensamos sistemicamente, em respeito e amor a todo o ecossistema.

Adotamos a sabedoria da Permacultura, uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o popular e visa a nossa permanência como espécie na Terra. Ela se estrutura em três princípios éticos – cuidar da terra, cuidar das pessoas, cuidar do futuro – e contempla a compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Integrar profissionais voluntários com ética e compreensão ecológica é uma luta árdua nos dias atuais, além das dificuldades que encontramos para captar os demais recursos necessários.

Porém, nossos sonhos são maiores e os desafios nos tornam mais fortes. Continuamos reunindo sonhadores e projetando nosso espaço para que se torne uma Escola Transformadora.

 

NOSSAS ATIVIDADES

Desde então, arregaçamos as mangas e começamos a desenvolver algumas atividades, tanto no espaço Ubuntu quanto em outros locais, visando atingir nossa missão.

A prioridade da Ubuntu Vila Educacional são as crianças e seus respectivos responsáveis legais, tendo suas ações focadas principalmente neste público e estendendo o olhar para todo o universo que o engloba, como educadores, sistemas educacionais, poder público, família e entusiastas da educação.

 

Atualmente, nossas atividades são:

“Cuidando da Vila, realizado no espaço Ubuntu, gratuito e aberto a toda comunidade, é um dia de ações para conservação e aprimoramento do local; nesse dia ocorre também o “Estudo das Plantas”, em que analisamos e experimentamos espécies da flora, bem como o “Momento Reflexão” com um tema diferente a cada encontro, propiciando debates e trocas interpessoais.

– Oficina “Educação em Foco”, realizada no Centro Cultural de Balneário Piçarras, gratuita e aberta a toda comunidade, onde tratamos de assuntos diversos que envolvem o nosso próprio processo evolutivo e a educação de forma geral.

“Vivências Coletivas”, realizadas no espaço Ubuntu e em outros locais, é um trabalho desenvolvido pela equipe Ubuntu com grupos, com temas relacionados ao ser humano e seus aspectos, como autoconhecimento, inteligência emocional, relações saudáveis, desenvolvimento de foco, etc.

“Mutirões” para Bioconstruir e outras ações.

Oficinas variadas, como: Oficina de Marcenaria, Oficina de Pano, Oficina de Horta, etc. São encontros que objetivam troca de saberes e habilidades.

Seminários e Oficinas com Educadores – da rede pública e privada.

“Encontro de Convivência”, momento em que se reúne voluntários e comunidade para confraternizar, refletir, trocar saberes e celebrar a vida.

“Projetos”, que são trabalhos desenvolvidos durante determinado tempo, com públicos diversificados (exemplo: jovens, crianças, idosos, etc.), planejados a partir de necessidades observadas pela equipe Ubuntu.