Oficina Educação em Foco “Música e Educação”

Como você utiliza a música em sua vida? Você acredita que ela seja um recurso valioso para a sua educação? Você percebe alguma influência sobre as suas emoções?

Com estas perguntas iniciamos as reflexões da Oficina Educação em Foco. Os participantes tiveram a oportunidade de pensar mais acuradamente sobre a música e seus efeitos no dia a dia.

  • Desafio Musical

Com o objetivo de estimular a sensibilidade de cada um, foi proposto o seguinte desafio:

    1. Cada participante deveria escolher um instrumento e tocar a música que estivesse em sua mente, mantendo o foco para que os outros instrumentos não o atrapalhassem;
    2. Trazendo unidade ao grupo, tocamos juntos uma música instrumental e solicitou-se para que todos a acompanhassem com atenção. Na música executada havia momentos fortes e outros suaves e os participantes tiveram a oportunidade de sentir cada momento, exercitando o foco e a sensibilidade.
    3. Em seguida, foi executada uma música com letra, fazendo com que os participantes, além de tocar um instrumento, ainda cantassem. 

Em resumo, foi um excelente exercício de atenção e de sensibilidade, pois quando todos caminharam para a harmonia as canções ficaram mais belas e tocantes.

  • Música e Neurociência

Na parte dos debates acerca dos efeitos da música em nossas vidas, estudamos o que a ciência tem constatado no campo da neurofisiologia. Nesse momento, dividimos o grupo em equipes, sendo entregue a cada uma, um texto que inspirou profundas reflexões e, por fim, a equipe deveria explanar suas conclusões ao grupo.

Debatemos a importância emocional e cognitiva da música, tendo como referência os textos disponíveis no link abaixo:

CLIQUE AQUI

Foi possível perceber que os efeitos da boa música, qual seja, aquela que inspira o Ser a tornar-se mais bondoso e justo, tem repercussão vultosa em nossa estrutura cerebral.

Em uma pesquisa brasileira, por exemplo, foram encontradas evidências substanciais de que o ensino de música tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura.

Pesquisas internacionais revelaram que o cérebro de um músico tem atividade mais intensa do que de outras pessoas, pois toda a rede neural é profundamente estimulada, ampliando sua capacidade motora, bem como a capacidade de manter o foco.

E não é apenas a questão das melodias que auxiliam no progresso do Ser, o conteúdo da música pode trazer benefícios importantes. Um estudo inglês de 2008 demonstrou como ouvir uma canção com uma mensagem social positiva (por exemplo, “Heal the World”, de Michael Jackson) encorajou comportamentos colaborativos e cooperativos em adolescentes.

Por fim assistimos ao vídeo do TED-Ed, com o título “Tocar um instrumento beneficia o seu cérebro”, disponível no  abaixo:

Concluímos que a boa música pode ser uma ferramenta muito eficaz para o desenvolvimento do Ser, tanto no campo emocional quanto no intelectual, cabendo aos familiares e educadores das nossas crianças e adolescentes escolherem com zelo o estímulo que levarão àquela mente em formação.

Autoria Equipe Pedagógica Ubuntu Vila Educacional

Conheça um pouco mais sobre nossa proposta: SOBRE NÓS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *