Inspirações

A Ubuntu Vila Educacional é uma instituição livre. Aqui a diversidade é bem-vinda, portanto, não somos adeptos de partidos políticos, não pregamos crenças e dogmas específicos, não seguimos uma linha pedagógica exclusiva.

Entretanto, buscamos inspirações pelo mundo, em filosofias e estudos que auxiliem nossa compreensão de homem, sociedade, educação e felicidade.

Buscar inspirações é expandir o conhecimento com aqueles que já trilharam o caminho antes de nós. Conhecendo nossas inspirações, é possível compreender um pouco do que pensamos e repassamos.

 

“Poderoso é o sol da verdade.”

Eurípedes Barsanulfo

 

“A arte da educação deve ser cultivada em todos os aspectos, para se tornar uma ciência construída a partir do conhecimento profundo da natureza humana.”

Johann Heinrich Pestalozzi

 

“Eu sou humano, e a natureza humana implica compaixão, partilha, respeito, empatia”

Filosofia Ubuntu

 

“A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?”

Mahatma Gandhi

 

“A Natureza faz do homem um ser natural; a sociedade faz dele um ser social; somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre.”

Rudolf Steiner

 

“A função da alma é “superintender, governar, deliberar e todos os demais atos da mesma espécie”. Portanto, é função da alma “viver” e faz parte de sua eficiência ser justa, pois alma má governa e dirige mal as coisas e é infeliz. Há, portanto, uma relação entre o bem e a eficiência da alma. “

Platão

 

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves

 

Interrogado pelos fariseus sobre quando vem o Reino de Deus, em resposta, disse-lhes: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem dirão: Vede aqui ou vede ali, pois o Reino de Deus está dentro de vós.” (Jesus)

Lucas 17:20-21

 

  1. Que se deve entender por lei natural?

“A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.”

621.Onde está escrita a lei de Deus?

“Na consciência.”

Filosofia Espírita

 

“Tenho visto que a base para um cérebro saudável é a bondade. Tenho mostrado a eles, por exemplo, o resultado de uma pesquisa que temos realizado em diversas culturas diferentes: se interagirmos com um bebê de seis meses usando fantoches, sendo que um deles se comporta de forma egoísta e o outro de forma amável e generosa, 99% dos bebês prefere o boneco que coopera. Cooperação e amabilidade são inatas. Sim, mas são frágeis. Se não são cultivadas, se perdem.”

Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva

 

“Ser livre é ser capaz de pensar os próprios pensamentos: não os pensamentos meramente corporais ou da sociedade, mas sim aqueles pensamentos gerados por nosso ser mais íntimo e profundo, mais original, mais essencial e espiritual, nossa individualidade.”

Rudolf Steiner

 

“Somente podemos sentir Deus destacando-nos dos sentidos. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza. A única revolução possível é dentro de nós.”

Mahatma Gandhi

 

Questão 754. A crueldade não derivará da carência de senso moral?

“Dize — da falta de desenvolvimento do senso moral; não digas da carência, porquanto o senso moral existe, como princípio, em todos os homens. É esse senso moral que dos seres cruéis fará mais tarde seres bons e humanos. Ele, pois, existe no selvagem, mas como o princípio do perfume no germe da flor que ainda não desabrochou.”

Nota –  Em estado rudimentar ou latente, todas as faculdades existem no homem. Desenvolvem-se, conforme lhes sejam mais ou menos favoráveis as circunstâncias.

Filosofia Espírita