Oficinas Pedagógicas

As Oficinas Pedagógicas são ferramentas de trabalho da Vila Educacional, são preparadas e desenvolvidas visando o alcance dos objetivos geral e específicos, bem como incorporam os valores que fazem parte da cultura da Ubuntu.

As Oficinas Pedagógicas abrangem métodos inspirados em diversos pedagogos e estudiosos, sendo os principais: a maiêutica de Sócrates, a espiritualidade da pedagogia Waldorf, o humanismo de Carl Rogers e Alexander Neill, o desenvolvimento do trabalho autônomo de Pestalozzi, Freinet e Montessori, a pedagogia da liberdade e o protagonismo social de Paulo Freire, o construtivismo e interacionismo de Piaget e Vygotsky, bem como a relação lúcida do homem com o universo de Eurípedes Barsanulfo.

As técnicas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho são inúmeras, variando conforme as necessidades identificadas. Serão utilizadas técnicas como: vídeo, música, canto, uso e confecção de instrumentos, teatro, expressão corporal, dança circular, computação gráfica, técnicas de meditação, observação e percepção, atividades manuais, uso de recursos recicláveis e material descartado, plantação, culinária, esportes, jogos cooperativos, experimentos, visitas, etc.

 

Oficina “Construindo Nosso Projeto

A oficina “Construindo Nosso Projeto” tem como base o projeto central e os projetos secundários, seu objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre os temas, interagindo com diversas técnicas e métodos, visando à construção dos projetos em coletividade.

O participante é estimulado a sentir a prática dos conteúdos em sua vida, expandindo seus potenciais intelectuais e morais, onde almeja-se o desencadeamento de reflexões profundas acerca dos temas abordados, para que o indivíduo transforme sua intimidade e exteriorize-a conscientemente na sociedade em que vive.

Os projetos central e secundários são elaborados a partir da identificação das necessidades e tendências dos participantes e estimulam-nos a estudar conteúdos que efetivamente auxiliem-nos a transformar a realidade pessoal e interpessoal.

 

Oficina “Cuidando de Mim

A oficina “Cuidado de Mim” abrange as áreas do movimento, da alimentação, da higiene, do conhecimento do eletromagnetismo e suas consequências para o organismo, incluindo diversos temas, técnicas e métodos que possibilitem a reflexão sobre o Ser que cada um é e os cuidados que se deve ter para alcançar saúde, bem-estar e felicidade.

 

Oficina “Culturas do Mundo

A oficina “Culturas do Mundo” estuda as diversas culturas do nosso planeta, objetivando ampliar os conhecimentos, reconhecer a diversidade em todos os seus aspectos e sua importância na construção da harmonia do mundo, almejando que a solidariedade seja efetivamente vivenciada.

 

Oficina “Eu, cientista

A oficina “Eu, cientista” visa estimular a curiosidade, a inteligência e a autonomia de cada indivíduo, tem como ferramenta de trabalho o estudo das leis e elementos físicos, a ciência quântica, experimentos e produção de conhecimentos, produtos e tecnologias úteis à sociedade.

 

Oficina “Cultivando luzes

A oficina “Cultivando luzes” é proporcionada aos responsáveis legais e famílias das crianças e jovens. O objetivo é o desenvolvimento de um trabalho íntimo de autoconhecimento, de transformação de sentimentos, obtendo um olhar de responsabilidade, solidariedade e humanidade na educação das crianças.

 

Esportes

Os Esportes são desenvolvidos na Ubuntu Vila Educacional para o alcance do equilíbrio corporal, da psicomotricidade, do exercício da cooperação e da empatia.