Em nosso terceiro e último encontro sobre a Epistemologia Genética, de Jean Piaget, discutimos sobre as fases de desenvolvimento cognitivo e moral.
O conceito de estrutura cognitiva é central para a teoria de Piaget. Estruturas cognitivas são padrões de ação física e mental subjacentes a atos específicos de inteligência e correspondem a estágios do desenvolvimento infantil.
Existem quatro estruturas cognitivas primárias – estágios de desenvolvimento – de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais. No estágio sensorial-motor (0-2 anos), a inteligência assume a forma de ações motoras. A inteligência no período pré-operação (3-7 anos) é de natureza intuitiva. A estrutura cognitiva durante o estágio de operações concretas (8-11 anos) é lógica, mas depende de referências concretas. No estágio final de operações formais (12-15 anos), pensar envolve abstrações.
Disponibilizamos, na íntegra, os textos que foram estudados:
ESTRUTURA SENSÓRIO-MOTORA
ESTRUTURA PRÉ-OPERATÓRIA
ESTRUTURA OPERATÓRIO-CONCRETA
ESTRUTURA OPERATÓRIO-FORMAL
Autoria Equipe Pedagógica Ubuntu Vila Educacional
Conheça um pouco mais sobre nossa proposta: SOBRE NÓS