Para que possamos nos educar, nos tornarmos seres cada vez melhores e mais felizes, precisamos, primeiramente, compreender quem somos, o que nos torna felizes, o que nos faz bem, o que é importante para nós, ou seja, entender nossa essência.
Ninguém pode transformar o outro, ninguém pode fazer alguém feliz ou infeliz. Somente o indivíduo pode ser e fazer por si. Entretanto, somos constantemente instrumentos e estímulos para o outro.
Entender nossa essência de seres humanos é vital para qualquer processo de educação e transformação. Afinal, toda ciência se fundamenta sobre um objeto de estudo. A educação não é diferente, é uma ciência que tem por objeto o próprio ser humano.
Conforme já convencionado, iniciamos nosso Encontro Pedagógico com músicas, momento em que buscamos serenar, vibrar e sublimar os sentimentos.
Em seguida, passamos aos alongamentos, adotando como método de relaxamento a massagem, utilizando, como desafio, duas bolinhas de borracha.
Dando sequência às nossas reflexões, fizemos a leitura do poema “Meninas”, de Cecília Meireles. É o que segue:
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
Apenas sorria:
“Bom dia!”
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia”
Inicialmente, sentimos que nossas reflexões e interpretações do poema foram superficiais, concluímos que não fomos educados para interpretar, refletir, abstrair da literalidade. Esse é um desafio que vivemos: aprofundamento. Após nova análise, o grupo elencou as seguintes ponderações:
– Arabela e Carolina simbolizariam os apelos à materialidade, em especial, quanto aos parâmetros que a sociedade costuma valorizar. No caso, a beleza e o intelecto;
– Maria demonstra como a postura coerente, dotada de espontaneidade, simplicidade e humildade, emanando empatia e cordialidade, é capaz de deixar marcas, fazendo a diferença na vida de alguém, brotando, assim, a saudade.
Concluímos que o Ritmo e a Estética de Poesias bem elaboradas contribuem significativamente para a elaboração de debates e reflexões profundas.
Nos estudos sobre os Saberes Fundamentais da Ubuntu, enaltecemos a necessidade de uma visão mais aprofundada sobre a Essência do Ser Humano e a Essência de cada Personalidade, fato que nos leva ao resgate de uma educação lúcida. Enfim, uma Pedagogia de Essência!!
Em busca das Essências, foram feitas as seguintes indagações:
– O que é da essência humana?
– O que nos conecta?
– O que nos faz felizes?
Durante a reflexão desses questionamentos, alguns trechos foram apresentados para auxiliar no processo:
Eu sou humano, e a natureza humana implica compaixão, partilha, respeito, empatia – Filosofia Ubuntu
Tenho visto que a base para um cérebro saudável é a bondade. Tenho mostrado a eles, por exemplo, o resultado de uma pesquisa que temos realizado em diversas culturas diferentes: se interagirmos com um bebê de seis meses usando fantoches, sendo que um deles se comporta de forma egoísta e o outro de forma amável e generosa, 99% dos bebês prefere o boneco que coopera. Cooperação e amabilidade são inatas. Sim, mas são frágeis. Se não são cultivadas, se perdem.” – Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva
A função da alma é “superintender, governar, deliberar e todos os demais atos da mesma espécie”. Portanto, é função da alma “viver” e faz parte de sua eficiência ser justa, pois alma má governa e dirige mal as coisas e é infeliz. Há, portanto, uma relação entre o bem e a eficiência da alma. – Platão
Somente podemos sentir Deus destacando-nos dos sentidos. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza. A única revolução possível é dentro de nós. – Mahatma Gandhi
614. Que se deve entender por lei natural? “A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.” 621.Onde está escrita a lei de Deus? “Na consciência.” – Filosofia Espírita
Como respostas à união das perguntas o grupo elencou:
– Bem comum e solidariedade;
– Potencial criador e movimento;
– Sentir-se parte de um todo;
– Verdade, justiça, potencial para o bem, transcendência.
Portanto, quando agimos com a finalidade do bem comum, vencendo o interesse pessoal, nos conectamos, somos felizes e alcançamos o potencial divino que todos carregamos, refletindo-se em bem-estar, saúde e transformações sociais.
Inteligência Emocional – IE
No desdobramento dos estudos sobre a Inteligência Emocional, estudamos o texto Harmonizando Pensamentos e Emoções, do Ph.D. em psicologia, Daniel Goleman, extraído do livro Inteligência Emocional.
Posteriormente, iniciamos o estudo das Competências Emocionais, elencadas por Daniel Goleman no livro Trabalhando com a Inteligência Emocional.
Embora no primeiro encontro sobre IE termos trabalhado seus 4 domínios e apenas 12 competências (Quadro elaborado em 2017 – disponível no nosso Blog – encontro anterior), nesta oportunidade, adotando a obra acima citada, publicada no ano 2000, iniciamos as reflexões sobre 5 dimensões da IE e seu desdobramento em 24 competências.
Nesta obra – Trabalhando com a Inteligência Emocional, Goleman elenca as seguintes dimensões da IE:
– Autoconsciência
– Autocontrole
– Automotivação
– Consciência dos outros
– Habilidades sociais
O primeiro domínio/dimensão da IE estudado foi a Autoconsciência, que, segundo o Autor, é a dimensão do “eu me conheço”, que nos faz conscientes dos nossos pontos fortes e limitações, daquilo que altera as nossas emoções e dos impactos que elas geram. De todas as dimensões de IE, essa é a mais importante, pois suas competências formam a base necessária para desenvolvermos as outras.
Por fim, cantamos mais algumas canções, tendo por objetivo o equilíbrio interior e a emanação das melhores vibrações para nossa sociedade.
Autoria Equipe Pedagógica Ubuntu Vila Educacional
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