Continuando o tema “Inteligências Múltiplas”, iniciamos mais uma Oficina Educação em Foco.
Nesse encontro, estávamos com a visita de um casal da Argentina, que viaja de bicicleta pela América Latina conhecendo e trabalhando em diversos projetos. Ao som do violão e de instrumentos variados, cantamos canções que nos inspiram bons sentimentos e agradecemos a oportunidade de um novo encontro.
Relembramos rapidamente do vídeo da Orquestra de Cleveland apresentando a música “O Fortuna”, em que refletimos sobre a importância de cada elemento para alcançar o objetivo do conjunto.
Assim como na orquestra, reconhecemos que cada indivíduo carrega particularidades que compõem sua personalidade, essas são essenciais ao desenvolvimento harmônico da sociedade.
É preciso amparar e estimular cada Ser para que possa compreender a si mesmo, conectar-se com sua essência, despertar seus talentos e ser útil, oferecendo o seu melhor à coletividade, consequentemente alcançando plenitude e felicidade.
Entendemos que cada pessoa carrega uma missão, que lhe será a fonte de felicidade e crescimento, sendo assim, é preciso ter condições de quebrar paradigmas para se reconhecer, aceitar suas potencialidades e utilizá-las para o bem comum.
DESAFIO COLETIVO
Fomos convidados a realizar um desafio.
Nas paredes, espalhados pelo espaço, estavam fixados os títulos dos nove tipos de Inteligência, definidos por Howard Gardner: Lógico-Matemática, Linguística, Musical, Visuo-Espacial, Cinestésico-Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencial. Sobre a mesa haviam vários trechos que se referiam às Inteligências. (CLIQUE para ver o arquivo completo).
Como estávamos exercitando aspectos variados de nossa personalidade, fomos desafiados a amarrar a mão dominante, podendo apenas utilizar a outra mão. O objetivo era realizar a leitura de cada trecho, analisando sobre qual seria a Inteligência a que se referia, e quando houvesse consenso, o grupo deveria fixar junto à categoria escolhida.
Cada integrante tinha a mão dominante amarrada, então foi necessário um verdadeiro trabalho em grupo para conseguir pegar a fita adesiva, cortar, enrolar, grudar no papel e depois fixar o trecho na parede.
Com o desafio de descobrir sobre qual Inteligência referia-se cada texto, percebeu-se que o grupo conseguiu assimilar melhor o conteúdo e exercitar diversas Inteligências, pois era preciso ler, interpretar, refletir, analisar, debater com o grupo e ainda trabalhar habilidades corporais e coletivas para alcançar o objetivo final.
DESAFIO PESSOAL
Após conhecermos um pouco mais das Inteligências Múltiplas, foi proposto um desafio pessoal: deveríamos refletir sobre nossa personalidade e ordenar de 1 a 9 nossas Inteligências, sendo “1” a que consideramos mais acentuada e “9” a menos.
Estudiosos da área apontam que os indivíduos possuem geralmente duas Inteligências mais desenvolvidas que as outras.
Sentimos mais facilidade em classificar a 1 e a 9, ou seja, a Inteligência que mais se destaca em nós e a que menos se destaca. Entre a 2 e a 8 tivemos mais dificuldades.
Compartilhamos um pouco sobre o exercício, conversamos e analisamos nosso próprio perfil. Depois fizemos um teste online sobre Inteligências Múltiplas, que consta no link:
https://www.posgrado.net.br/ambiente/multiplas-inteligencias/teste-multiplas-inteligencias.html
Pudemos comparar o resultado do teste com a nossa própria avaliação realizada anteriormente. Em geral, conseguimos acertar muitos aspectos. Foi um momento muito interessante, que nos trouxe novas percepções sobre nossa própria personalidade e a importância de reconhecermos e valorizarmos as diferenças.
Encerramos o encontro motivados a descobrir mais de nós mesmos, a compreender, saber conviver e valorizar a diversidade de potenciais que nos rodeiam todos os dias.
Autoria Equipe Pedagógica Ubuntu Vila Educacional
Conheça um pouco mais sobre nossa proposta: SOBRE NÓS